Em plena pandemia, juntaram-se forças e, estruturaram-se projetos que vieram garantir um dos direitos essenciais presentes na Constituição da República Portuguesa – a habitação condigna. O Plano de Contingência implementado pela CML para pessoas em situação de sem-abrigo ena condição na condição de sem teto visa, não só garantir que os cidadãos tenham “um teto”, mas também, proporcionar atividades direcionadas para o desenvolvimento pessoal, cognitivo e interpessoal, através de rodas de conversas, atividades cinematográficas, ateliers etc.
Neste tempo de Santos, apesar das restrições impostas pela pandemia, as festividades não foram esquecidas. Assim, durante a primeira semana de Junho foram desenvolvidos, na Pousada da Juventude do Parque das Nações, ateliers de artes plásticas que promoveram a utilização de materiais reciclados coletados pelos utentes.
Muitos são os talentos que podemos e desejamos cultivar. Assim sendo, demos asas à imaginação, e desde garrafas a caixas de ovos, muitos foram os materiais usados nesta atividade. Os utentes tiveram oportunidade de utilizar e desenvolver as suas capacidades técnicas e de trabalho em equipa para o bem comum.
Os frutos destes ateliers foram usados como decoração para a atividade lúdica dinamizada na noite de Santo António, na Pousada da Juventude do Parque das Nações, onde pudemos de forma segura, comemorar esta noite tão lisboeta em comunidade com música e petiscos, cumprindo todas as diretrizes e indicações da DGS.