Residência Solidária de Sintra
Residência Solidária de Sintra
Residência Solidária de Sintra
Residência Solidária de Sintra
Residência Solidária de Sintra
Previous slide
Next slide

A Residência Solidária tem como objetivo disponibilizar alojamento com condições dignas de habitabilidade, acompanhamento psicossocial de proximidade e supervisão técnica permanente. 

O projeto, para além de ser uma resposta habitacional que permite animais de estimação, pretende assegurar acompanhamento médico, psicológico e social de forma a refazer ou construir um percurso organizador, adaptado às suas necessidades, numa ótica de acessos aos direitos, com o objetivo de atingir a máxima autonomia possível.

O projeto prevê longa permanência, acolhendo uma faixa da população, que por motivos quer sociais, psicológicos ou físicos, carecem de supervisão técnica permanente por período indefinido.

Uma vez que, o projeto está inserido numa quinta, existe uma horta biológica e animais de quinta, que funcionam não só como atividades ocupacionais, como também, irá garantir alguma sustentabilidade, como por exemplo, a venda de cabazes de produtos à comunidade.

Formulário para sinalizações

Email: rssintra@associacaovidaautonoma.pt 

Contacto: +351 925 095 132 / 219 291 518 

Em implementação

A Comunidade de Inserção Profissional é uma resposta social que integra um conjunto de ações e pressupostos, com o objetivo de promover a integração social e profissional dos utentes. Segundo o Guião Técnico – Comunidade de Inserção do ISS, uma “comunidade de inserção constitui, assim, uma etapa intermédia de um percurso, que vai do acolhimento à autonomia das pessoas, com vista à sua inserção, baseada num diagnóstico que assenta nas potencialidades e vontade expressa das pessoas, na adesão e construção de um projeto de vida”. A Comunidade de Inserção Profissional da Associação Vida Autónoma, para além de ser uma resposta habitacional que permite animais de estimação, pretende disponibilizar ao utente o acompanhamento médico, psicológico e social de forma a refazer ou construir um percurso organizador, adaptado às suas necessidades, numa ótica de acessos aos direitos, com o objetivo de integração social e profissional. Para que o acompanhamento psicossocial seja o mais direcionado possível, respeitando a unicidade de cada caso, não haverá prazo máximo de permanência definido, sendo este ajustado de acordo com o plano de intervenção individual / projeto de vida de cada utente. No âmbito da formação profissional, e uma vez que, o projeto está inserido numa quinta, haverá a possibilidade de formação da área da jardinagem. Será igualmente possível, a implementação de uma horta biológica, que funcionará não só como uma atividade ocupacional, como também, irá garantir alguma sustentabilidade, com a venda de cabazes de produtos à comunidade.
A Comunidade de Inserção Profissional da Associação Vida Autónoma, para além de ser uma resposta habitacional que permite animais de estimação, pretende disponibilizar ao utente o acompanhamento médico, psicológico e social de forma a refazer ou construir um percurso organizador, adaptado às suas necessidades, numa ótica de acessos aos direitos, com o objetivo de integração social e profissional. Para que o acompanhamento psicossocial seja o mais direcionado possível, respeitando a unicidade de cada caso, não haverá prazo máximo de permanência definido, sendo este ajustado de acordo com o plano de intervenção individual / projeto de vida de cada utente. No âmbito da formação profissional, e uma vez que, o projeto está inserido numa quinta, haverá a possibilidade de formação da área da jardinagem. Será igualmente possível, a implementação de uma horta biológica, que funcionará não só como uma atividade ocupacional, como também, irá garantir alguma sustentabilidade, com a venda de cabazes de produtos à comunidade.

Objetivos

Critérios de Admissão

Pessoas maiores de 18
anos de idade, autónomas nas AVDs e sem consumos de álcool ou substâncias psicoativas

Estar em situação de
sem abrigo ou situação de vulnerabilidade social

Aceitar o acompanhamento técnico
da Instituição

Localização

Sintra

Destinatários

Pessoas em situação de
sem abrigo ou em situação de vulnerabilidade social

Capacidade

O projeto tem a capacidade para 37 utentes.

Doação

Ajude-nos a ajudar quem mais precisa. 
O nosso objectivo é lutar contra a exclusão social de pessoas em situação de sem abrigo e em situação de vulnerabilidade social.


Valor a Doar

Método de Pagamento


Doação

Ajude-nos a ajudar quem mais precisa. 
O nosso objectivo é lutar contra a exclusão social de pessoas em situação de sem abrigo e em situação de vulnerabilidade social.




Valor a Doar




Ficha de Sócio

Modalidade de Pagamento
Método de Pagamento

Ficha de Voluntário

Identificação

Formação

Situação Profissional

Disponibilidade

Experiência de Trabalho voluntário

Informações adicionais

Ficha de Parceiro

Doação efetuada com Sucesso!

Agradecemos o seu donativo!

Iremos enviar um e-mail com a respetiva referência multibanco para que finalize a sua operação.

Obrigada por acreditar e contribuir para o crescimento dos nossos projetos.

Ficha de Sócio