A Residência Solidária tem como objetivo disponibilizar alojamento com condições dignas de habitabilidade, acompanhamento psicossocial de proximidade e supervisão técnica permanente.
O projeto, para além de ser uma resposta habitacional que permite animais de estimação, pretende assegurar acompanhamento médico, psicológico e social de forma a refazer ou construir um percurso organizador, adaptado às suas necessidades, numa ótica de acessos aos direitos, com o objetivo de integração social e profissional.
Para que o acompanhamento psicossocial seja o mais direcionado possível, respeitando a unicidade de cada caso, não haverá prazo máximo de permanência definido, sendo este ajustado de acordo com o plano de intervenção individual / projeto de vida de cada utente.
No âmbito da formação profissional, e uma vez que, o projeto está inserido numa quinta, haverá a possibilidade de formação da área da jardinagem. Será igualmente possível, a implementação de uma horta biológica, que funcionará não só como uma atividade ocupacional, como também, irá garantir alguma sustentabilidade, com a venda de cabazes de produtos à comunidade.